segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Minha recomendação de livro infantil


Para realizar o trabalho de escolha de um livro infantil, proposta pela Profª Rosana, “Livro infantil que amei”, confesso que vários livros passaram pelas minhas mãos e meus olhos atentos. Esse que escolhi não foi amor a primeira vista, mas um encantamento diferente, tanto pela apresentação, pelos desenhos, quase surreais e parecendo meio feitos de sucata, quanto pelo texto simples, mágico e real.
Ao pesquisar mais sobre o autor, descobri que ele mesmo é o ilustrador dos seus livros, o que me cativou por completo, por entender que não há maneira melhor de um artista se entregar e expressar, ilustrando e contando as suas histórias. Fato este que, confesso, é um sonho pessoal e, quem sabe, um dia o realizarei.
André Neves já publicou vários títulos no Brasil e no exterior, participou de importantes exposições e catálogos sobre a arte de ilustrar livros.
Atualmente, vive em Porto Alegre, onde estuda e trabalha, e admite que nunca teve um coelho e nem um porquinho em sua casa, talvez por isso escreveu essa história.
LINO é uma história de amizade entre dois brinquedos, que se passa numa loja, um porquinho chamado Lino e uma coelhinha de nome Lua, que acende uma luz na barriguinha, toda vez que ela dá risadas.
Os dois eram muito unidos e brincavam juntos o dia todo, até que Lua desaparece e Lino, triste, tenta descobrir o que se passou.
De repente, Lino é colocado dentro de uma caixa, e conhece uma nova amiga, a menina de nome Estrela, que gosta muito dele e brinca com ele, até ficarem tontos.
Estrela o convida para ver a lua e Lino pensa ser sua amiga desaparecida.
Então, ela apaga a luz do quarto, abre a janela e ele vê, lá no céu, como a sua amiga Lua estava com a barriga brilhante na escuridão e deveria estar muito feliz.
É uma história simples, mas trata de um assunto importante a ser trabalhado com as crianças de Educação Infantil ou creches, que é sobre o brinquedo, as brincadeiras, amizade, a separação de amigos(ou até morte de entes queridos), rumos novos que a vida nos apresenta, através dos personagens, com um desfecho positivo e que sugere superação, aceitação e esperança.
A pós leitura desse livro possibilita várias atividades de reflexão ou mesmo lazer: organizar dramatização numa loja de brinquedos, onde cada criança será o brinquedo que mais gosta e daí desenrolar um enredo coletivo; confecção de brinquedos com sucata e organizar uma caixa de brinquedos; e tantas outras atividades, para tornar o conteúdo desse livro bem explorado e vivenciado pelas crianças.
NEVES, André. (autor/ilustr.). Lino. São Paulo: Callis Ed., 2.011.coleção Itaú de Livros Infantis.


Lidia Ventura Regis - 3º semestre 2013/1

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário